Tratamento de Botox

PREENCHIMENTOS FACIAIS

      Como outras áreas da saúde, a Odontologia, mais especificamente a Harmonização Oro Facial está em constante avanço e novos produtos e tratamentos se popularizaram nas últimas décadas. Com resultados cada vez mais naturais e em muito menos tempo que os tratamentos antigos exigiam, atualmente os preenchimentos faciais com o ácido hialurônico estão entre as intervenções estéticas que mais geram curiosidade e interesse para quem deseja suavizar os efeitos do tempo e conquistar uma aparência mais jovial.

      Com o passar dos anos é normal que algumas áreas do rosto percam volume e ocorra o aparecimento das rugas. Apesar de fazerem parte do ritmo natural do envelhecimento da pele, essas marcas podem causar um semblante abatido ou mesmo aborrecido para a fisionomia e mexer com a auto-estima das pessoas. Para esses casos, atualmente, um dos procedimentos estéticos mais seguros e com resultados praticamente instantâneos são os preenchimentos faciais com o ácido hialurônico . Entre os principais usos dessa técnica minimamente invasiva, está a suavização de rugas faciais, aumento no volume dos lábios, tratamento de “olheiras” , suavização de pequenas retrações cicatriciais e os ajustes no contorno e volume da face.

     Diferente do que muitos pensam, esse tipo de procedimento não tem relação direta com a toxina botulínica (o ‘botox’), já que o ácido hialurônico é análogo a uma sustância que já é produzida pelo organismo ( os “glicosaminoglicanos”) e tem a capacidade de reter água, o que aumenta o volume e hidratação da região em que é aplicada, além de estimular a produção de colágeno. Por essas propriedades, o preenchimento com o ácido hialurônico ,atualmente é um dos procedimentos mais seguros no campo estético, já que é uma substância bio-compatível e gradualmente vai sendo absorvido pelo organismo com o passar dos meses.

      Entre as vantagens que tornam o preenchimento facial com o ácido hialurônico tão popular ,está a agilidade na aplicação e recuperação do paciente: normalmente o cirurgião plástico realiza a aplicação do produto nas áreas indicadas e entre 30 a 40 minutos o paciente estará liberado para retomar a rotina, inclusive ao trabalho. Além disso , algumas apresentações deste tipo de preenchimento já vem associadas com a lidocaína ,que é um anestésico potente , desta forma os pacientes costumam relatar pouco desconforto durante a sua aplicação. A recuperação também é rápida, com indicações para evitar atividades físicas no dia da aplicação ou exposição direta ao Sol. Dependendo do tipo de pele e do procedimento realizado, alguns pacientes podem relatar edema ( ou inchaço) e vermelhidão nas regiões em que o preenchimento foi realizado, mas esses sinais tendem a sumir em poucos dias.

      Outra dúvida freqüente é sobre a idade ideal para realizar o preenchimento facial com ácido hialurônico. Apesar de normalmente ser realizado em pessoas acima dos 30 anos, não há restrição para a idade dos pacientes e mesmo os mais jovens podem se interessar em aumentar o volume dos lábios, melhorando o seu delineamento ou diminuir pequenas marcas nas áreas do rosto . Além disso, o preenchimento facial é utilizado para suavizar a profundidade do sulco nasolabial (conhecido como “ bigode chinês”) e do sulco lacrimal ( as chamadas “olheiras”), repondo o volume perdido com os anos e , em muitos casos , ajudar na conquista de uma aparência mais jovial e atraente.